Procedimentos envolvem riscos e têm contraindicações. Saiba quais cuidados tomar antes de se submeter a um deles.
“Dê adeus às gordurinhas localizadas”, “acabe com a celulite", “pareça mais jovem”. Embora não exista fórmula mágica para a beleza e a boa forma, essas promessas chamam a atenção. Quando acompanhadas de grandes “descontos”, a tentação é ainda maior.
No entanto, tratamento estético não é um serviço qualquer. Ele envolve riscos à saúde e muitos têm contraindicações. Por exemplo: o peeling (procedimento para suavizar manchas e cicatrizes de acne e rejuvenescer a pele) pode provocar queimaduras, cicatrizes, queloides, infecções bacterianas e virais.
Assim, é importante não contratar um serviço estético por impulso, sem se certificar de sua segurança, e também de seus resultados. O Idec listou dicas e cuidados para o consumidor não colocar sua saúde em risco em nome da beleza.
Antes de contratar qualquer serviço de estética, pesquise muito bem quais são os riscos, as contraindicações e as limitações do tratamento e solicite detalhes sobre como os procedimentos serão realizados (quais aparelhos e cosméticos serão utilizados, quantas sessões serão necessárias etc.)
Além da pesquisa por parte do cliente, é fundamental que o profissional responsável pelo tratamento faça uma avaliação prévia do consumidor para saber suas condições de saúde, informe qual é o procedimento mais adequado para o que ele procura e quantas sessões serão necessárias para atingir o resultado desejado.
Visitar a clínica ou centro de estética onde pretende realizar o procedimento é fundamental. No local, avalie as condições de higiene, se os materiais usados - como agulhas e seringas, especialmente - são descartáveis e se toalhas e lençóis são esterilizados, por exemplo. Além disso, verifique se o estabelecimento tem autorização de funcionamento emitida pelo órgão de vigilância sanitária municipal ou estadual. A licença deve estar afixada em local visível.
Informe-se sobre a formação do profissional que irá atendê-lo. Se for médico ou fisioterapeuta, veja se está ele registrado no conselho de classe e se é ligado a alguma associação científica. Fique atento se o profissional dá informações claras sobre o tratamento ou se apenas tenta “empurrar” sua contratação.
Desconfie: milagres não acontecem
Em geral, a principal reclamação sobre tratamentos estéticos é que o resultado não foi o esperado. Para evitar essa frustração, é fundamental que o direito à informação do consumidor seja respeitado.
A empresa que prestará o serviço precisa deixar muito claro, antes da contratação, que o tratamento leva tempo e, muitas vezes, apenas ameniza o problema, não o resolve definitivamente.
Além disso, em alguns casos, o resultado depende, também, de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. O profissional não deve alimentar falsas expectativas de resultado positivo, por exemplo, mostrando fotos de “antes e depois”.
Outro problema dos serviços estéticos é que muitos procedimentos estão sendo realizados sem estudos científicos que comprovem sua eficácia. Como novos tratamentos surgem a cada dia, o Idec recomenda que o consumidor desconfie sempre, sobretudo dos que prometem resultados rápidos e fenomenais.
Fonte: IDEC
Publicado em: 11/12/2017 00:00:00
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O Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet presta serviços em diversas áreas, com destaque para causas trabalhistas e previdenciárias voltadas aos trabalhadores do setor privado e servidores públicos
Fundado em 1989, o Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet acumula mais de 25 anos de grande experiência e conhecimento nas áreas trabalhista e previdenciária.
Foi um dos primeiros a atuar na área trabalhista com ênfase no servidor público, participando da fundação de vários sindicatos e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.
Foi também um dos primeiros a automatizar suas atividades internas, com criação de banco de dados, sistema de acompanhamento processual e linha direta para prestação de informações a clientes, utilizando tecnologia web desde o seu surgimento.
Dra. Albaneza Tonet
OAB/SC 6196
Advogada formada pela Universidade Regional de Blumenau.
Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade de Blumenau.
Conselheira da OAB/SC entre 1998 e 2003.
Patrocinadora de ações trabalhistas e coletivas públicas e privadas.
Atuação em ações por dano moral no âmbito da Justiça do Trabalho e ações indenizatórias por erro médido e defesa do consumidor.
Dr. Cláudio Silva
OAB/SC 6187
Advogado formada pela Universidade Regional de Blumenau
Especializado em Direito Sindical e direito dos servidores públicos com mais de 15 anos.
Especializado em negociações coletivias de entidades sindicais de trabalhadores nos setores públicos e privado.
Consultor de Projetos de Cargos e Salários para o sindicalismo do setor público.
Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadpres no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.
Presidente da Associação de Defesa dos Diretos do Cidadão