Justiça condena policial que desviou R$ 50 mil de fianças para sua conta corrente

Crime de peculato

O juiz Rafael Brüning, titular da 4ª Vara Criminal da comarca da Capital, condenou nesta quinta-feira (28/9) policial civil responsabilizado por desviar para sua conta cerca de R$ 50 mil em recursos provenientes de fianças arbitradas pelo delegado atuante na Central de Plantão Policial (CPP), localizada no distrito dos Ingleses, norte da Ilha. O magistrado fixou a pena em nove anos e sete meses de reclusão em regime fechado, mais multa e perda do cargo público.

O inquérito apurou que o policial, entre os anos de 2012 e 2014, cometeu pelos menos 36 vezes o crime de peculato, ora sem sequer abrir subcontas judiciais para depositar os valores que recebia dos superiores, ora sem promover o necessário aporte após oficialmente abrir as contas em instituições bancárias.

Seu estratagema foi descoberto por uma colega de delegacia que, após detectar problema em um caso específico, solicitou o comprovante de depósito. Na sequência, contudo, ela notou que a subconta respectiva havia recebido uma transferência on-line diretamente da conta do policial. Os pagamentos de fianças só ocorrem em espécie.

Em sua defesa, o réu, embora tenha admitido a prática criminosa, justificou que sofria ameaças de um agiota para quem devia dinheiro. Disse que sua filha também corria riscos na oportunidade. O magistrado considerou o fato do réu ter se valido das atribuições do cargo e da confiança nele depositada pelos colegas de trabalho para configurar o delito de peculato e fixar a pena. A sentença permite que o policial recorra em liberdade, já que foi desta forma que respondeu à ação penal ao longo de seu trâmite (Autos n. 00427294120148240023).

Fonte: TJSC



Publicado em: 11/10/2017 00:00:00

Notícias

Acompanhe as principais decisões dos tribunais catarinenses

Principais áreas de atuação

O Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet presta serviços em diversas áreas, com destaque para causas trabalhistas e previdenciárias voltadas aos trabalhadores do setor privado e servidores públicos

Advocacia

Aposentadoria

Civil

Direito do Trabalho

Indenização por Acidentes de trabalho

Previdenciária

Sobre o escritório

Fundado em 1989, o Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet acumula mais de 25 anos de grande experiência e conhecimento nas áreas trabalhista e previdenciária.

Foi um dos primeiros a atuar na área trabalhista com ênfase no servidor público, participando da fundação de vários sindicatos e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.

Foi também um dos primeiros a automatizar suas atividades internas, com criação de banco de dados, sistema de acompanhamento processual e linha direta para prestação de informações a clientes, utilizando tecnologia web desde o seu surgimento.

Advocacia Silva e Tonet

Dra. Albaneza Tonet
OAB/SC 6196

Advogada formada pela Universidade Regional de Blumenau.
Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade de Blumenau.
Conselheira da OAB/SC entre 1998 e 2003.
Patrocinadora de ações trabalhistas e coletivas públicas e privadas.
Atuação em ações por dano moral no âmbito da Justiça do Trabalho e ações indenizatórias por erro médido e defesa do consumidor.

Dr. Cláudio Silva
OAB/SC 6187

Advogado formada pela Universidade Regional de Blumenau
Especializado em Direito Sindical e direito dos servidores públicos com mais de 15 anos.
Especializado em negociações coletivias de entidades sindicais de trabalhadores nos setores públicos e privado.
Consultor de Projetos de Cargos e Salários para o sindicalismo do setor público.
Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadpres no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.
Presidente da Associação de Defesa dos Diretos do Cidadão